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Como fazer um site para a campanha eleitoral

Nós já falamos em vários posts anteriores, sobre como a internet será uma ferramenta decisiva para os  candidatos nas eleições desse ano. E a principal plataforma da campanha online é o site do candidato. Ele é a base de todos os conteúdos produzidos e divulgados e funcionará como berço de todas as informações que os eleitores procuram.

Por isso, produzimos alguns posts e materiais educativos sobre o tema para você ficar bem informado.

No post de hoje, vamos mostrar a anatomia ideal de um site eleitoral, com todas as seções e funcionalidades indispensáveis para o sucesso na campanha.

Principais Seções

O website de um candidato funciona como sua plataforma eleitoral online, por isso deve ser o mais completo possível, trazendo todas as informações institucionais pertinentes, as propostas e ideias do pleiteante, novidades e o dia a dia da campanha. Veja abaixo as seções indispensáveis:

  • – Homepage

  • – Trajetória do Candidato

  • – Projetos e Realizações

  • – Propostas e Plano de Governo (se for o caso)

  • – Agenda

  • – Notícias

  • – Galeria de Fotos

  • – Galeria de Vídeos

  • – Área de Imprensa

  • – Download de Material

A galeria de fotos e vídeos e a área de notícia são importantíssimas. São duas peças-chave para trabalhar a diversidade de formatos.

Mobilização

A mobilização é o principal objetivo de qualquer candidato. Especialmente na internet, a influência dos amigos tem um grande peso na decisão do voto. Por isso, cada página deve ser pensada para gerar compartilhamento e engajamento dos eleitores. Isso significa investir em:

  • – Botões de compartilhamento nas redes sociais em todos os conteúdos do site.
  • – Disponibilizar material de campanha para que os eleitores baixem e divulguem o candidato, como santinhos, imagem de perfil, logo, papel de parede, adesivos, jingles etc.
  • – Formulários para coleta de informações e contatos dos eleitores
  • – Área de Imprensa: mantê-la atualizada com releases e fotos é essencial para o bom relacionamento com os jornalistas e aumenta suas possibilidades de divulgação espontânea.

E-dica! Uma ótima estratégia para mobilizar o eleitorado é fornecer um local onde os eleitores possam transformar automaticamente sua foto de perfil no Facebook em uma foto personalizada com nome e número do candidato. Além da divulgação para todos os amigos do eleitor, o sistema ainda pode coletar o e-mail do usuário para comunicação futura.

Personalizar o avatar do perfil das redes sociais com o nome e número do candidato é uma excelente estratégia de mobilização!

Responsividade

Segundo pesquisa divulgada na revista Exame em 2015, quase 70 milhões de brasileiros utilizam smartphones para acessar a internet. Portanto, o candidato precisa de um site que seja adequado ao tamanho das telas do celular, ou seja, o site precisa ser responsivo. Além da adequação e conforto para o leitor, a responsividade se tornou, desde 2015, fator essencial para o ranqueamento nas pesquisas do Google. Pensando em melhorar a experiência do usuário, a maior plataforma de buscas do mundo passou a excluir os sites não responsivos dos resultados das pesquisas feitas em smartphones.

Área Administrativa

A equipe que trabalhará na campanha atualizando as informações do site também precisa de agilidade e eficiência. Por isso, a área administrativa onde são postadas as notícias, informações, fotos e etc. precisa ser bastante didática e fácil de usar. Assim, com um treinamento breve a equipe domina a plataforma para a criação, edição e exclusão de conteúdo com facilidade.

Análise de Dados

Outro ponto extremamente relevante em uma campanha eleitoral é conseguir medir rapidamente o resultado dos esforços em marketing digital. Por isso é ideal que o site ofereça uma área de dados onde a equipe possa acompanhar o comportamento do usuário. Nesse sentido, alguns dados interessantes pra ficar de olho são:

  • – Total de acessos ao site
  • – Páginas mais visitadas
  • – Artigos mais compartilhados
  • – Tempo de permanência no site
  • – Fontes de acesso (de onde os visitantes estão vindo – redes sociais, Google, etc.)
  • – Locais de acesso (em quais cidades moram as pessoas que estão acessando o site)

Se ficou alguma dúvida ou se você tem algo a acrescentar ou sugerir, fique à vontade para entrar em contato com a gente. Será um prazer ouvir a sua opinião!